Greve Global pelo Clima: uma chamada de atenção para nossa inércia.

cropped-rj1503-1.jpg
Greve Global pelo Clima: uma chamada de atenção para nossa inércia
post Uhnika

Acontece hoje em Nova York   o CLIMATE ACTION SUMMIT da ONU e enquanto lderes mundiais se reúnem para tomadas de decisões referente a crise ambiental,  milhares de pessoas em diferentes continentes se reúnem na GREVE GLOBAL PELO CLIMA para cobrar medidas rápidas e assertivas sobre a contenção das mudanças climáticas garantindo seguridade a vida na Terra.

Em uma sexta feira de Agosto do ano passado,  Greta Funberg, uma jovem sueca de apenas 16 anos, “matou” aula para ir até a porta do parlamento sueco em Estocolmo manifestar sobre o aquecimento global. Nasceu então o FRIDAY FOR FUTURE. Greta virou referencia e em Março de 2019 o movimento tomou forma no Brasil. Hoje conectados na #greveglobalpeloclima, pela terceira vez no ano, eles saem as ruas para exigir ações que evitem que nos próximos 12 anos a temperatura média do planeta não  aumente mais de 1,5 graus Celsius. Caso isso aconteça, os impactos serão radicais afetando da alimentação à moradia.  

Em  julho deste ano cerca de 50 pessoas entre ativistas, representantes de Ongs e movimentos sociais se reuniram na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, para expor ideais e alcançar o maior dos desafios: lidar com a urgência do tema e se engajar ativamente com o mesmo.  O que precisamos entender é que as dinâmicas atuais de aquecimento são únicas na história do clima planetário e nada tem a ver com épocas geológicas anteriores. O  Brasil  e nós brasileiros temos um papel crucial no enfrentamento da crise climática. A Amazônia – maior floresta tropical do planeta – age como um sistema protetor contra o aquecimento Global. Preservada é ela quem armazena os gases que aceleram o aquecimento da Terra, uma vez cortada os mesmos são liberados de volta para atmosfera.

O alerta mais triste é o fato de quem menos contribui para este cenário é quem menos consegue se defender. Mudar padrões de produção parece não ser fácil para os adultos que dirigem o mundo, logo a voz que mais se levanta na multidão –  crianças e jovens – é a de quem tem coragem de fazer. É deles a chamada de atenção para nós repesarmos nossas ações e fazer algo para redução dos impactos. Uma juventude lúcida e articulada nos chama para refletir sobre equívocos quanto ao nosso modo de vida.

 Esta mais do que na hora de nos conscientizarmos juntos para evitar um futuro próximo alarmante. A Greve Global pelo Clima acontece a partir de hoje até o dia 27 de Setembro, já considerada um marco histórico, uma vez, que o atual governo segue uma agenda com impactos ambientais que se estendem à todos nós.  Sairemos nas ruas em busca de um sonho para as próximas gerações: viver em um mundo que não seja necessário impor o que devemos fazer mas sim transformar as formas atuais de produção e consumo estabelecidas que comprometem o nosso presente e ameaçam o nosso futuro.

Receba essa mensagem para que  unidos possamos apoiar  ativamente essa mobilização sócio-politica-ambiental. Começa nela a esperança das gerações futuras. Vamos juntos?!

Abraços Marina.

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Não vá embora…

Insira o seu e-mail e receba o CUPOM
de 10% OFF em sua primeira compra!

*Fique [email protected], prometemos não enviar SPAM! 🙏