Greve Global pelo Clima: uma chamada de atenção para nossa inércia.

Acontece hoje em Nova York   o CLIMATE ACTION SUMMIT da ONU e enquanto lderes mundiais se reúnem para tomadas de decisões referente a crise ambiental,  milhares de pessoas em diferentes continentes se reúnem na GREVE GLOBAL PELO CLIMA para cobrar medidas rápidas e assertivas sobre a contenção das mudanças climáticas garantindo seguridade a vida na Terra.

Em uma sexta feira de Agosto do ano passado,  Greta Funberg, uma jovem sueca de apenas 16 anos, “matou” aula para ir até a porta do parlamento sueco em Estocolmo manifestar sobre o aquecimento global. Nasceu então o FRIDAY FOR FUTURE. Greta virou referencia e em Março de 2019 o movimento tomou forma no Brasil. Hoje conectados na #greveglobalpeloclima, pela terceira vez no ano, eles saem as ruas para exigir ações que evitem que nos próximos 12 anos a temperatura média do planeta não  aumente mais de 1,5 graus Celsius. Caso isso aconteça, os impactos serão radicais afetando da alimentação à moradia.  

Em  julho deste ano cerca de 50 pessoas entre ativistas, representantes de Ongs e movimentos sociais se reuniram na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, para expor ideais e alcançar o maior dos desafios: lidar com a urgência do tema e se engajar ativamente com o mesmo.  O que precisamos entender é que as dinâmicas atuais de aquecimento são únicas na história do clima planetário e nada tem a ver com épocas geológicas anteriores. O  Brasil  e nós brasileiros temos um papel crucial no enfrentamento da crise climática. A Amazônia – maior floresta tropical do planeta – age como um sistema protetor contra o aquecimento Global. Preservada é ela quem armazena os gases que aceleram o aquecimento da Terra, uma vez cortada os mesmos são liberados de volta para atmosfera.

O alerta mais triste é o fato de quem menos contribui para este cenário é quem menos consegue se defender. Mudar padrões de produção parece não ser fácil para os adultos que dirigem o mundo, logo a voz que mais se levanta na multidão –  crianças e jovens – é a de quem tem coragem de fazer. É deles a chamada de atenção para nós repesarmos nossas ações e fazer algo para redução dos impactos. Uma juventude lúcida e articulada nos chama para refletir sobre equívocos quanto ao nosso modo de vida.

 Esta mais do que na hora de nos conscientizarmos juntos para evitar um futuro próximo alarmante. A Greve Global pelo Clima acontece a partir de hoje até o dia 27 de Setembro, já considerada um marco histórico, uma vez, que o atual governo segue uma agenda com impactos ambientais que se estendem à todos nós.  Sairemos nas ruas em busca de um sonho para as próximas gerações: viver em um mundo que não seja necessário impor o que devemos fazer mas sim transformar as formas atuais de produção e consumo estabelecidas que comprometem o nosso presente e ameaçam o nosso futuro.

Receba essa mensagem para que  unidos possamos apoiar  ativamente essa mobilização sócio-politica-ambiental. Começa nela a esperança das gerações futuras. Vamos juntos?!

Abraços Marina.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp WhatsApp us
%d blogueiros gostam disto: