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O que é ‘Greenwashing’ e por que ele é tão perigoso para o meio ambiente

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O que é Greenwashing?

Apesar da sustentabilidade já ser um assunto discutido no Brasil desde os anos 90, somente agora começou a ganhar sua visibilidade merecida. Com cada vez mais informações sobre o impacto ambiental que geramos, começamos a treinar o olhar para o consumo de marcas que possuem práticas sustentáveis em seus processos – chamamos de eco-friendly, que em sua tradução livre significa “amiga do ambiente”. E como uma marca que se diz amiga do meio ambiente, pode ser tão perigosa? É essa pergunta que viemos responder no assunto de hoje.

O SIGNIFICADO DE GREENWASHING

Já ouviu o ditado “Nem tudo é o que parecer ser” ? É exatamente isso que o greenwashing ou ‘esforços verdes’ significa. Grandes marcas, independente do segmento, utilizam de discursos e práticas mentirosas sobre a sustentabilidade, por exemplo, a embalagem na cor verde para deixá-la com um visual mais “sustentável”, aproveitam a cor relacionada ao tema para literalmente enganar o consumidor, colocam selos que por lei já são obrigados a estarem na embalagem, como se fosse um diferencial ecológico da marca ou até mesmo enchem os rótulos com termos desconhecidos, levando o consumidor acreditar que realmente a marca é amiga do ambiente. Utilizam de figuras famosas para que o discurso tenha maior influência sobre seu público. Entende por que chamamos de ‘esforços verdes’? O marketing para ser vista como uma marca sustentável é tão alto, que todo esse tempo e dinheiro investido poderia ser revertido em ações reais em relação a sustentabilidade.

GREENWASHING NA MODA

Não é novidade que a moda é um dos setores mais poluentes do mundo, o processo de produção que chamamos de fast fashion é altamente prejudicial ao ambiente, e as pessoas que trabalham nesse mercado. Mas é comum uma grande marca fast lançar sua coleção eco-friendly com esse apelo, que se preocupa de verdade com o impacto ambiental gerado por ela mesma. É preciso ficar atenta aos detalhes, preocupe-se também com marcas que possuem um visual super cool e verde, mas que não mostram aonde são feitas as roupas, por exemplo. Uma informação interessante de se observar é o país de origem do que você pretende comprar e caso essa não exista: ALERTA VERMELHO! ABRA OS SEUS OLHOS! Cave o mais fundo que puder antes de aceitar uma propaganda eco friendly. Questione, busque informações e compre de marcas que você confia e que praticam a comunicação transparente.

GREENWASHING NO BRASIL

Com a ascensão da sustentabilidade, infelizmente o greenwashing também cresceu. Para barrar essas marcas, o CONAN (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária) tem tomado maiores providencias em relação ao falso marketing, por exemplo, a proibição de propagandas que contém informações sustentáveis sem comprovação. Essas marcas estão sujeitas a pagar grandes multas caso não cumpram as diretrizes estabelecidas e podem ser denunciadas a qualquer momento.

O greenwashing acontece porque as empresas se aproveitam da falta de informação! Nossa melhor desefa é e sempre será o conhecimento! Vamos juntas por um consumo consciente e aos poucos derrubar um sistema mentiroso que fere a vida e o meio ambiente.

Hoje é dia 22 de Abril, dia da nossa Mãe Terra , por isso trouxemos esse tema tão importante! Se você gostou, aproveite para ver mais esse assunto: 5 SOLUÇÕES POSSÍVEIS PARA O MICROPLÁSTICO

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