por que comprar moda sustentável
|

POR QUE COMPRAR MODA SUSTENTÁVEL?

POR QUE COMPRAR MODA SUSTENTÁVEL?

Por trás dos fast fashion, há um grande problema: a indústria têxtil e de vestuário se tornou a segunda maior poluente do mundo, ficando atrás apenas do setor de petróleo. De acordo com dados da Moody’s Investors Service, empresa global de pesquisas e análises de risco, a moda é responsável por 10% de todo o consumo mundial de água no setor industrial. Além disso, o segmento têxtil gera 20% da poluição global dos recursos hídricos.

Segundo o relatório Fios da Moda, produzido pela Modefica, FGV e Regenerate, toneladas de lixo têxtil são descartadas em aterros sanitários brasileiros todos os dias. Somente na fabricação de camisetas, por exemplo, o desperdício está na casa de 50% para o algodão e 29% para o poliéster.

A boa notícia, no entanto, é que a mesma pesquisa apontou que 56,8% dos consumidores estão dispostos a reciclar suas peças.

Moda e preservação ambiental

Moda e preservação ambiental não precisam ser conceitos conflitantes. A moda sustentável vem justamente para repensar totalmente o ciclo de produção e consumo das peças, usando as novas tecnologias para fazer roupas reduzindo bastante o desperdício de água, energia e outras matérias-primas e insumos.

A moda sustentável busca diversos recursos para conseguir resultados ambientalmente responsáveis e peças igualmente bonitas e confortáveis, mas feitas de forma totalmente diferente daquela que costuma existir no fast fashion.

No nicho da moda sustentável, são aplicados corantes naturais e materiais atóxicos, tecidos que usam menos água na fabricação e ainda se faz a reutilização de tecidos e outros materiais que seriam descartados.

Outra grande preocupação é fazer peças que sejam atemporais e duradouras, garantindo que seja evitado o descarte rotineiro e a necessidade de sempre comprar mais em função das oscilações entre o que está ou não na “moda”.

A indústria do slow fashion é pautada pela reciclagem, pelo resíduo zero e pelo zero plástico, iniciativas que fortalecem ainda mais a moda consciente, promovendo a preservação do meio ambiente em todas as suas etapas de produção, já que minimiza a retirada de matérias-primas da natureza.

Veja os principais motivos para consumir moda sustentável:

1. A moda sustentável é essencial para um futuro melhor

É insustentável manter a indústria da moda do jeito que ela está hoje – isso faria um mal enorme para o planeta e para a sociedade como um todo. Apoiar outra forma de se produzir moda é uma maneira de continuar vestindo roupas bonitas e elegantes sem provocar prejuízos para o planeta.

Ao reutilizar materiais descartados, focar em peças atemporais e evitar que as matérias-primas sejam retiradas da natureza, a moda sustentável está colaborando para frear o consumismo e o hábito de descarte das peças.

Esse tipo de moda, ao propor uma produção mais ecológica, também coloca como um dos preceitos fundamentais a remuneração justa e a produção artesanal, que movimentam a economia e geram inclusão social. Assim, você também não colaborará com o trabalho escravo – tão comum no fast fashion em tantos países.

Investir na moda sustentável também é pensar no futuro e em soluções para manter um padrão de qualidade mais humano durante todo o processo e cadeia de produção.

2. Mudança de hábitos

De forma individual e coletiva, repensar os hábitos é muito importante. Durante o momento da pandemia de Covid-19 e da desaceleração econômica, a conscientização ambiental também está se tornando mais presente e fazendo com que mais pessoas repensem os padrões de consumo que vínhamos mantendo.

Os avanços tecnológicos e uma maior consciência ecológica estão impactando os hábitos de consumo e alterando a percepção dos consumidores sobre os produtos oferecidos pelo mercado da moda. Isso tem feito com que as pessoas deixem de ser ambiciosas aspirantes para se tornarem consumidoras racionais e que buscam mais valor para o seu dinheiro.

Com essas mudanças, mais e mais pessoas têm se colocado contra a exploração dos recursos naturais e pensado em soluções capazes de promover mais bem-estar, preservação ambiental e justiça social.

A moda sustentável é uma dessas tendências! Afinal, está cada vez mais claro que o mundo espera de nós uma mudança efetiva de mentalidade e de hábitos.

3. Conhecer a origem das roupas que consome

A maioria das pessoas que consome fast fashion não sabe exatamente toda a problemática envolvida nesse processo de produção, nem o quanto ele é prejudicial ao meio ambiente e às condições de trabalho das pessoas envolvidas.

Com a moda consciente, você tem a certeza de que os profissionais que fizeram as roupas foram respeitados durante o processo, e que aquelas peças não causarão impactos ambientais agressivos.

Além de tudo, consumir esse tipo de produto especial é uma ótima forma de valorizar produtores locais e fazer com que a mão de obra dessa indústria seja mais respeitada durante o processo.

4. Passar a mensagem certa

Ao mostrar que você apoia a moda sustentável e entende a necessidade e importância desse setor para a construção de uma indústria melhor, você está se conectando com pessoas que pensam da mesma maneira e que têm essa preocupação.

Por isso, adotar, por exemplo, uma arara sustentável em sua loja faz com que você se conecte a novos consumidores e atenda às novas demandas da sociedade, demonstrando também uma preocupação com as futuras gerações.

A moda, nessa perspectiva, passa a encarnar e a transmitir uma mensagem socialmente mais sensível, que agrega valor às marcas e às pessoas.

Nesse contexto, é essencial que os empresários do setor entendam que a moda comunica e que o consumidor é o elo que hoje transmite essa mensagem de consciência e responsabilidade ambiental.

Conheça a Uhnika

A Uhnika é uma marca slow fashion e sustentável que vende no atacado e no varejo. Atuando na contramão da moda massificada, a marca oferece peças atemporais, que combinam elegância e conforto. Entre em contato para saber mais!

Similar Posts

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.