Meu Carrinho

Roupas Sustentáveis: descubra como começar a vender?

caparoupa

Por que usar roupas sustentáveis? Essa é uma pergunta que cada vez mais consumidores têm feito a si mesmos. Afinal, somos todos responsáveis pela preservação do planeta.

Não é por acaso que o conceito de sustentabilidade tem sido constantemente debatido em diversos setores da sociedade. E isso vai desde a produção até o consumo propriamente dito.

A moda tem historicamente feito parte das mudanças que aconteceram no mundo, sendo usada muitas vezes, inclusive, como forma de protesto. 

Ela expressa ideias e visões de mundo. E é claro, não pode ficar de fora da discussão acerca da sustentabilidade.

Pequenas empresas e ateliês de costura sustentáveis têm ganhado força nos últimos anos. E sim, existe demanda de consumo por parte de um público mais consciente a cada dia.

Então, se você pensa em investir no ramo da moda, saiba que esta é a hora de adotar novas práticas e encarar o desafio de investir em empreendimentos sustentáveis.

Neste artigo nós falaremos sobre o que são as roupas sustentáveis, o mercado de moda sustentável e como começar a navegar nele. Boa leitura!

Afinal, o que são roupas sustentáveis?

Em 2019, o estudo Pulse Of the Fashion Industry, conduzido pela Boston Consulting Group, apontou que até o ano de 2030, a indústria da moda crescerá 81% e chegará a 102 milhões de toneladas de roupas e acessórios.

Dessa forma, vai exercer uma pressão jamais vista sobre os recursos naturais do planeta, tendo potencial para causar catástrofes de proporções inimagináveis. Logo, a indústria precisa buscar soluções rápidas e eficazes para tornar a produção mais sustentável.

E é neste ponto que as roupas sustentáveis entram. A produção consciente utiliza menos recursos naturais, gerando menos impactos ao planeta.

Todo o processo deve ser repensado, desde o corte, costura, matérias primas, acabamentos, embalagens, logística e, claro, repensar na qualidade de vida das pessoas envolvidas em todos esses processos

Atualmente, o algodão pode ser reciclado, virando tecido novamente. Assim como a fibra da viscose com o selo de reflorestamento para uma opção com alto potencial renovável.

Isso mostra que é perfeitamente possível produzir coleções de roupas completas com tecnologia sustentável e consciente.

Por que investir na venda de roupas sustentáveis pode ser uma boa ideia?

No Brasil, de acordo com a Economist Intelligence Unit, os tuítes mencionado assuntos como moda e roupas sustentáveis tiveram aumento de 82% nos últimos cinco anos e o volume de notícias a respeito de roupas sustentáveis cresceu 60% no período analisado.

Em outras palavras, existem pessoas que estão buscando no mercado esses itens para consumo. E isso representa uma oportunidade interessante de negócios.

É a queda do conceito de fast fashion?

As peças fast fashion são responsáveis por gerar 400% mais emissões de carbono do que peças de roupas comuns. E vale ressaltar que a produção de roupas não polui apenas com a emissão de gás carbono.

A produção exige derrubada de madeira, utilização de fertilizantes, agrotóxicos, petróleo, ações logísticas e outras formas de poluição que agridem, e muito, o planeta.

A  parceria entre a McKinsey & Company e Global Fashion Agenda gerou um relatório que avaliou quais são as medidas que a indústria da moda deve tomar para combater a poluição do meio ambiente.

Entre as medidas estão:

  • melhor aproveitamento da matéria-prima;
  • fazer uso de transportes sustentáveis;
  • uso de embalagens biodegradáveis;
  • descarbonizar as operações de varejo;
  • diminuir a superprodução de peças e acessórios.

Entenda o mercado de moda sustentável

1 Uhnika

Como dissemos acima, o mercado de roupas sustentáveis e da moda mais ecológica como um todo, tem crescido de forma impressionante nos últimos anos, alcançando patamares comerciais incríveis.

Segundo a Research And Markets, o setor deve passar de 6,3 bilhões de dólares em 2019 para 8,2 bilhões de dólares em 2023.

E entre 2025 e 2030, esse valor pode chegar a 15,2 bilhões. Isso mostra que fazer investimentos em produções sustentáveis é bom não somente para o meio ambiente, mas também para a indústria que pode seguir com lucros estratosféricos.

Ainda existe espaço para novas lojas de roupas sustentáveis?

A resposta é sim! Na verdade, a indústria está aquecida e com a demanda em alta. O que significa que este é o momento de se lançar enquanto marca sustentável e abocanhar essa fatia de mercado que ainda não estabeleceu suas preferências.

A que se atentar no momento de vender roupas sustentáveis?

Como qualquer outro tipo de empreendimento, é preciso ficar atento a alguns detalhes para que tudo corra bem.

O primeiro passo é: estude seu público. Entenda quais são as necessidades, preferências e quais os diferenciais que o seu negócio precisa ter para captar clientes interessados na compra de roupas sustentáveis.

Por exemplo: O seu cliente compra online? Se sim, como facilitar esse processo para ele? Posso fazer ilustrações e permitir que ele monte combinações de diferentes peças dentro do meu site/aplicativo?

São perguntas que você deve se fazer para pensar em formas de melhorar a experiência do seu consumidor.

Além disso, procure saber mais dos processos de fabricação das peças que você está adquirindo para revender, caso não possua produção própria. 

Além do mais, dedique-se a planejar pontos como divulgação, envio de produtos, embalagens, etc. São ações que podem fazer muita diferença no resultado final do seu negócio.

Onde encontrar peças de roupas sustentáveis para vender?

2 Uhnika

Se você deseja entrar no mercado, mas não tem produção própria, encontrar um bom fornecedor é a saída mais viável. E nesse ponto a Uhnika pode te ajudar!

Além das vendas no varejo, também fazemos entregas de pedidos no atacado. Temos diversas peças, incluindo a confecção de máscaras de tecido. Clique no link abaixo e confira!

A Uhnika vende roupas para atacado! Saiba mais sobre nossas peças!

Conclusão

As peças sustentáveis cada vez mais fazem parte dos guarda-roupas dos brasileiros.

Investir agora é sair na frente e garantir espaço em um mercado que vive um franco crescimento. Além de tudo, também significa cuidar um pouquinho melhor deste planeta que nos dá tudo o que precisamos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe uma resposta

Não vá embora…

Insira o seu e-mail e receba o CUPOM
de 10% OFF em sua primeira compra!

*Fique [email protected], prometemos não enviar SPAM! 🙏