Meu Carrinho

Como precificar roupas? Descubra como garantir lucratividade para sua loja

comprecifiar

Uma informação muito importante para quem trabalha com o mercado da moda é saber como precificar roupas. Afinal, é a partir daí que você consegue estabelecer qual será a sua porcentagem de lucros.

Quando falamos de slow fashion e moda sustentável, o produto tem a capacidade de agregar muito valor, tanto pela sua qualidade, quanto por tudo aquilo que representa. 

A venda das peças precisa superar os valores gastos com a produção/compra e ser competitiva frente a concorrência que atua no mesmo nicho de mercado.

E para te auxiliar com isso, nós selecionamos uma série de dicas.

Quer saber como garantir a lucratividade? Continue lendo o artigo!

5 dicas de como precificar roupas para sua loja

O cálculo para saber quanto cobrar e não sair no prejuízo pode ser um pouquinho complicado, especialmente quando não se tem experiência no processo.

Então fique antenado e confira as dicas abaixo!

1. Tenha dados concretos

O primeiro passo para saber como precificar roupas corretamente é entender  que um “eu acho” não basta. Ao contrário, é preciso se apoiar em dados concretos. Cálculos aproximados não dão a segurança necessária nesse tipo de operação.

Além dos custos que envolvem a produção, como tecidos e a mão de obra, é preciso colocar na planilha despesas como energia, aluguel, água, impostos, folhas de pagamento, etc.

2. Contabilize todos os custos

Partindo da afirmação acima, uma vez que todos os custos foram inseridos no seu cálculo, também é importante entender a natureza deles. O mais comum é dividir entre as despesas fixos e variáveis e o próprio custo do produto.

Custos do produto

Caso você seja o produtor, o custo do produto é tudo aquilo que envolve a confecção. Tecidos, linhas, botões, design, corte, costura, equipamentos, entre outros.. Tudo isso deve ser levado em conta na hora precificar a roupa. Caso seja um revendedor, os custos são referentes à peça comprada.

Despesas variáveis e fixas

Os custos fixos são aqueles que não sofrem alterações constantes, como o valor do aluguel, os impostos, serviços de segurança, salários e demais direitos trabalhistas. Ou seja, são custos totalmente previsíveis e que podem ter um valor reservado apenas para eles.

Os custos variáveis, por outro lado, se modificam de acordo com a produção, mercado, etc. Água, luz, transporte, são exemplos desse tipo de custo.

Para exemplificar melhor, imagine que a marca que abastece sua loja com roupas sustentáveis faz uma flutuação mensal de alguns centavos nos preços das peças. Este é um custo variável e que, de alguma forma, precisa ser levado em conta.

3. Pesquise o mercado

Entender o mercado e o que as demais marcas do segmento estão fazendo também é super importante. Assim você passa a ter uma ideia de quanto os seus clientes e possíveis clientes estão dispostos a desembolsar pelos produtos.

4. Considere a margem de contribuição

Você não pode ignorar os impostos quando for precificar as roupas que serão vendidas. A carga tributária ocupa um valor significativo no orçamento de qualquer empresa e deve ser sempre levada em conta.

5. Identifique os diferenciais do seu negócio

Este é o passo final para saber como precificar roupas. O seu preço deve ser equivalente ao valor do seu produto e os diferenciais que você oferece.

Boas embalagens, atendimento de excelência, qualidade do produto, logística, todos esses pontos fazem diferença e agregam valor, especialmente no mercado de moda sustentável, onde a experiência vale tanto quanto o item em si.

3 Uhnika

Hora de calcular

Agora que você já dispõe das informações importantes é hora de listar os custos e despesas do seu mês. Esses valores devem ser divididos de forma igualitária entre todos disponíveis no seu estoque.

É a partir dessa contagem que você vai conseguir estabelecer um preço que seja justo pelo produto e que ainda traga os lucros que você precisa para solidificar e prosperar o seu negócio.

Onde comprar roupas sustentáveis para revender?

A Uhnika é uma marca de moda sustentável que produz coleções atemporais.

Possuímos a opção de compra no atacado, garantido oportunidades de negócio para empreendedores que, assim como nós, enxergam o empreendedorismo verde como uma forma de colaborar com o mundo.

Encontre as melhores roupas para o seu negócio de moda sustentável na Uhnika!

Conclusão: o preço precisa ser justo para todos

A precificação das roupas precisa ser feita corretamente para garantir que a empresa tenha um bom retorno financeiro. Logo, ele deve ser justo para todas as partes.

Siga as nossas dicas e não se perca nesse processo que é super importante para a saúde financeira do seu negócio!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe uma resposta

Não vá embora…

Insira o seu e-mail e receba o CUPOM
de 10% OFF em sua primeira compra!

*Fique [email protected], prometemos não enviar SPAM! 🙏