Meu Carrinho

Roupas atemporais: saiba quais os benefícios e as principais peças

Roupas atemporais

A moda é muito conhecida por sua temporalidade. Tendências vão e voltam ao longo dos anos, renovando conceitos e estilos. 

Mas existe um estilo que nunca sai de moda, são as roupas atemporais. 

No mundo do fast fashion e das tendências que não ultrapassam uma temporada, o estilo atemporal tem ganhado espaço em muitos guarda-roupas, visando a durabilidade das peças e a construção de um estilo mais sólido.

Neste texto, falaremos mais sobre as roupas atemporais e como usá-las. Confira!

O que são roupas atemporais?

As roupas atemporais são peças que não tem data de validade. Claramente não são aquelas tendências que surgiram neste ano ou no ano passado e ficam pipocando na linha do tempo das nossas redes sociais.

Você pode encontrar peças atemporais nas lojas e até mesmo no seu guarda-roupas. São aquelas que já foram compradas há anos, mas que ainda conseguimos usá-las sem parecer que saíram diretamente do armário das nossas avós.

Produtos atemporais não condizem com a realidade do fast fashion, pois são duráveis e podem ser combinados com vários tipos de looks em ocasiões distintas.

As peças atemporais são voltadas para a linha básica, mas não necessariamente ficam dentro do conhecido branco e preto e de forma alguma podem ser consideradas monótonas, muito pelo contrário!

Roupas básicas atemporais

Por que vale a pena investir em roupas atemporais?

As roupas atemporais estão muito associadas à discussão da sustentabilidade, afinal, o setor têxtil é um dos mais poluentes do planeta.

A indústria da moda fica atrás apenas do setor petrolífero, quando o assunto é emissão de gás carbônico, sendo responsável por 8% das emissões de gás carbônico na atmosfera.

Em vários âmbitos, temos consumidores mais exigentes quanto àquilo que consomem e quanto à responsabilidade das marcas. E não seria diferente dentro da moda.

Não à toa, a procura por peças mais sustentáveis tem crescido no mundo, assim como o surgimento de propostas como o armário-cápsula e o slow fashion.

O consumo e o uso de roupas atemporais contribui com o planeta, reduz o descarte de roupas e nos propõe um consumo mais consciente. 

A moda atemporal vai além da sustentabilidade, pois tem na durabilidade das peças um dos principais pilares.

Com tecidos mais resistentes e de boa qualidade, não é necessário renovar as peças com tanta frequência e você pode adquiri-las sem medo de que daqui algum tempo ela fique parada no seu guarda-roupa, por não fazer mais sentido para você.

Roupas atemporais são mais econômicas, ainda que o valor de compra da peça seja um pouco mais alto que o de grandes redes de departamento, por exemplo.

Além disso, um guarda-roupa atemporal é mais harmônico, fácil de combinar e te permite criar um estilo próprio, muito mais sólido do que seguir tendências.

Roupas Atemporais: principais peças

Para começar, é importante observar o histórico da peça ao longo dos anos e o quanto ela foi usada estação após estação. 

Camiseta branca atemporal

Camisetas básicas

As camisetas básicas são itens que sempre vão bem em qualquer composição. Dependendo da qualidade do produto, acaba sendo uma peça com uma vida útil bem longa.

Utilize com uma calça de linho e esteja pronta para reuniões empresariais e encontros mais sofisticados. Ou então, combine-a com um shorts e fique à vontade para frequentar situações mais corriqueiras.

Não há nada mais atemporal que as peças básicas. 

Calça pantalona

As pantalonas esbanjam sofisticação, elegância e um caimento muito desejado nos looks. Peças neste estilo marcam a cintura, mas possuem um corte reto ou evasê que tornam o modelo perfeito para o dia a dia.

Como uma boa peça de roupa atemporal, as calças pantalonas podem ser combinadas tranquilamente com looks de inverno e verão ao longo das temporadas sem perder o ar de modernidade.

Calça de alfaiataria

Este é um item que não deixa dúvidas da sua atemporalidade. A calça de alfaiataria é um clássico da moda que se encaixa tanto para o trabalho, quanto para situações noturnas, dentre outras produções que exigem um look mais requintado.

Vestido curto ou midi

Já nos vestidos, o que nunca sai de moda é o clássico pretinho básico.

Vestido atemporal preto

Entretanto, os modelos com cortes mais retos e básicos podem ser utilizados tranquilamente por anos, sem se tornarem antiquados.

Independentemente da cor, você consegue combinar vestidos com diferentes acessórios e até inovar no uso da peça combinando-a com calças e blusas e transformando o vestido em uma segunda peça.

Conheça as Coleções Atemporais da Uhnika!

A Uhnika tem como foco produzir roupas atemporais e coleções que combinem com o seu estilo, em qualquer época do ano – e da vida!

Oferecemos coleções versáteis para que você monte um guarda-roupa multifuncional e consciente.

Para produzir uma peça atemporal, a escolha começa lá atrás na cadeia produtiva, com tecidos duradouros e de qualidade.

E nós fazemos isso com muito cuidado, pois sabemos a importância de reduzir o consumo desregrado e ampliar o consumo consciente.

Conheça as Coleções Atemporais da Uhnika!

Conclusão

Agora que você já sabe o que são roupas atemporais e seus benefícios para o seu guarda-roupa, para o seu estilo e para o nosso planeta, não deixe de se informar sobre a responsabilidade ambiental das suas escolhas.

Avaliar as nossas escolhas de roupas faz parte do futuro e pode nos surpreender positivamente pela praticidade e economia.

E aí quantas peças de roupas atemporais você já tem no seu armário?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe uma resposta

Não vá embora…

Insira o seu e-mail e receba o CUPOM
de 10% OFF em sua primeira compra!

*Fique [email protected], prometemos não enviar SPAM! 🙏