IMG 5870 Uhnika

 

 

@uhnika

Acreditamos que cada ser humano é único pois somos resultado da combinação de diferentes experiências, personalidades e formas de ver o mundo.

Estamos na contra-mão da moda massificada, representando a singularidade de cada ser humano em nossas peças.

 

IMG 8339 Uhnika

 

 

#SLOWFASHION

Valorizamos a natureza, o ser humano e a troca de experiências.

Acreditamos em um meio de produção que sustente esses três pilares.

Nossa missão é vestir diferentes corpos de personalidades uhnikas com conforto e elegância em todos os momentos, roupas que seguem tendências atemporais.

 

 

residuo zero 4 Uhnika

RESÍDUO ZERO

Processo o qual separamos pequenos resíduos de grandes resíduos têxteis, estocamos até juntarmos uma quantidade significativa e entregamos para empresas que desfibrilam todos esses pequenos pedaços descartados. Nosso primeiro lote de resíduos virou estofamento para automóveis! No segundo foram 130kg de economia para o lixão. Agora estamos reciclando 600kg em cada lote! Em setembro de 2021 chegamos ao marco de 4 tonelada de resíduos destinados à reciclagem.

eu reciclo Uhnika

ZERO PLÁSTICO

Zero Plástico – Temos o Selo Eureciclo. Uma certificação que garante, por logística reversa, a reciclagem de 42 kg de plástico por mês. 900% a mais do que usamos em nosso processo e/ou embalagens de estoque ou envio de e-commerce!

tecidos sustentaveis Uhnika

TECIDOS SUSTENTÁVEIS

Toda a nossa produção prioriza o uso de tecidos sustentáveis. Matérias-primas com certificações e selos de auditória como a viscose reflorestada (Selo FSC), algodão BCI (Better Cotton Initiative), selos de não uso de químicos danosos em tingimento ou produção, uso de PET Reciclado e algodão reciclado, também chamado de algodão desfibrado. A meta para 2020 era de trocar 40% das bases de tecidos para tecidos sustentáveis, no entanto conseguimos mais! A cada coleção avançamos nas escolhas das matérias-primas. Em 2021 usamos 100% de algodão BCI e conseguimos trocar toda nossa produção de linho mais viscose reflorestada. Também lançamos peças com moletinho reciclado, produzidos com algodão desfibrado pré-uso.  aquele resíduo colorido que sobra das confecções é cuidadosamente separado por cor, moído para virar fibra novamente, fiado e novamente construído o tecido com base na reciclagem, sem precisar de tingimento. Confira nossas peças na categoria de tecidos sustentáveis

algodao bci Uhnika

100% ALGODÃO BCI

100% de nossas peças em algodão tem o Selo BCI – Better Cotton Initiative. Este selo nos garante que o cultivo do algodão teve minimização do impacto prejudicial das práticas de proteção de cultivos (exemplo: manejo integrado de pragas), uso eficiente de água via monitoramento de umidade, cuidado com a saúde do solo, conservação os habitats naturais e incrementação da biodiversidade na área, preservação e cuidado da qualidade das fibras, cuidado para um trabalho decente (sem mão-de-obra infantil ou escrava) e uma operação de sistemas de gestão eficientes. Saiba mais em nosso post do blog Uhnika “O que é Algodão Sustentável?”.

comercio justo Uhnika

COMÉRCIO JUSTO NA MÃO DE OBRA

Valorizamos princípios de comércio justo em nossa mão de obra de costura. Pagamos cerca de 100% a mais em nossas peças comparado aos nossos concorrentes da região do Bom Retiro – São Paulo. Entenda como aplicamos esse método em nosso post do blog Uhnika – “Mão de Obra de Costura”.

tag semente Uhnika

TAG SEMENTE

No caminho do design circular, nossa tag – aquela etiqueta removível que garante ao consumidor o direito de troca da roupa e também informa o preço da peça – são produzidos com papel reciclado com sementes dentro. Nós nos incomodávamos por ser um item onde o consumidor rapidamente joga fora quando chega em casa com a peça, por isso procuramos criar um item onde, mesmo se o cliente jogar no lixo, ele florescerá de alguma maneira. Ao tirar a tag da peça, o cliente pode molhar a tag, picar e plantar em um vaso. Usamos sementes de manjericão ou cravo.  

SLOW FASHION

O movimento slow fashion surgiu da necessidade de mudança no comportamento de compra e consumo de moda, indo na contramão das grandes redes de fast fashion. Aqui menos é mais e priorizamos a qualidade em vez de quantidade, abrindo portas para o debate de sustentabilidade. Não nos prendemos às datas comerciais para nossas coleções privilegiando um estoque orgânico, somente possível pois temos nosso ateliê e produzimos nossas peças.  

FEITO NO BRASIL

O processo produtivo de nossas roupas é todo feito no Brasil, em nosso ateliê no Bom Retiro – São Paulo. Nossa mão de obra também é local o que aproxima nosso cliente ainda mais das roupas que veste. Saber a origem das roupas que você usa todos os dias, respeitando a realidade social e ambiental é o caminho para o consumo consciente. 

 

QUEM SOMOS

“Sustentabilidade é um caminho longo, um estilo de vida. Estamos traçando o nosso, trabalhando cada vez mais por uma Moda Consciente e Sustentável”.

Marina Ferraz

Estilista e Fundadora da Uhnika

marina ferraz estilista Uhnika

Quem Somos Uhnika
Ricardo Landroni, Marcinha Gomes, Laura Bianco e Marina Ferraz
Quem Somos Uhnika
Carola Opazo, Marina Ferraz, Laura Bianco e Victor Prevato