O QUE É ALGODÃO SUSTENTÁVEL?
O QUE É ALGODÃO SUSTENTÁVEL?
O algodão é uma das fibras mais antigas e cultivadas do mundo. Ela é usada para fazer grande parte dos tecidos que usamos em nosso dia a dia, no entanto, para cultivá-la a agricultura teve que se alterar para suprir as altas demandas da indústria têxtil.
Ao invés de usar os métodos tradicionais de cultivo (que eram sincronizados com a natureza e os ciclos naturais das estações), hoje em dia existe uma intensificação desse tipo de cultura.
Nesse processo de alta demanda, a terra passou a ser vista como uma fábrica, e para isso foi necessário a utilização extensa de agrotóxicos e produtos químicos para acabar com pragas e alavancar a colheita.
O filme The True Cost (clássico documentário sobre moda sustentável) mostra muito bem essa deficiência no cultivo do algodão. Os maiores plantios de algodão são na Índia, o qual o uso de sementes transgênicas e agrotóxicos fez aumentar o número de deformidades genéticas, doenças mentais e câncer nas populações locais.
Por esses motivos a cultura do algodão certificado ou orgânico se faz importante para o planeta daqui para frente.
Você sabe o que é um algodão certificado?
Aqui na UHNIKA, utilizamos algodão com certificação BCI na produção das nossas camisetas, calças e máscaras reutilizáveis. Nossa meta atual, é ter 60% da produção com tecidos com certificação ambiental. Além de serem tecidos com alta durabilidade, possuem um toque macio e superior em relação ao comum - sem certificação.
O algodão com certificado BCI é emitido e controlado pela Better Cotton Initiative (BCI), uma organização sem fins lucrativos, criada em 2005, com sede em Genebra, Suíça. A BCI atua para melhorar a produção mundial do algodão para aqueles que o produzem, para o meio em que é cultivado e o para futuro do setor.
A certificação BCI é uma forma sustentável de produzir algodão, priorizando:
- A melhoria contínua das boas práticas de produção;
- As relações justas de trabalho;
- A transparência para o mercado e a rastreabilidade do algodão.
Implementada no Brasil pela Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), com o apoio de suas associações estaduais e da Fundação Solidariedade, a certificação BCI tem como meta de longo prazo implantar seus princípios e critérios na produção algodoeira mundial, como já vem ocorrendo em alguns países produtores.
Alguns dados são o termômetro da importância econômica e social do algodão e justificam a atenção mundial para o setor:
- Aproximadamente 35 milhões de hectares de área cultivada, o que representa 2,5% da terra arável no mundo;
- Aproximadamente 80 países produzem algodão em escala comercial;
- Mais de 90% dos cotonicultores vivem em países em desenvolvimento, em propriedades agrícolas de menos de dois hectares;
- Em geral, o algodão representa uma cultura rentável para os agricultores e é parte importante da economia de seus países;
- Cerca de 300 milhões de pessoas trabalham anualmente no setor, segundo estimativa do International Cotton Advisory Committee (Icac);
- O algodão é, ainda, um vínculo único e vital com a economia global para milhões de pessoas em alguns dos países mais pobres do mundo.
Os princípios para uma produção ter a certificação de sustentabilidade internacional são:
1. Minimizar os impactos prejudiciais das práticas de proteção à cultura de algodão.
2. Utilizar a água de maneira eficiente e zelar por sua disponibilidade.
3. Cuidar da saúde do solo.
4. Conservar os habitats naturais.
5. Zelar e preservar a qualidade da fibra.
6. Promover relações justas de trabalho.
No ramo têxtil, o algodão tem se mostrado uma das alternativas sustentáveis para a produção de tecidos, principalmente o algodão orgânico. Isso também porque os tecidos de algodão são biodegradáveis e, diferentemente das fibras sintéticas se degeneram mais rápido no meio ambiente.
A longo prazo, à medida que toda a cadeia do algodão demonstre seu compromisso com práticas mais sustentáveis de produção, a ampla adoção de práticas de melhoria da gestão e uma maior segurança na cadeia de fornecimento vão garantir uma melhor reputação para produtores, indústrias, varejo e organizações ligadas ao setor têxtil.
Fontes: https://www.abrapa.com.br/
https://truecostmovie.com/
Confira nossas peças produzidas com algodão sustentável:
Deixe um comentário